quarta-feira, 6 de abril de 2011

Faça você mesmo um Sarau

O Sarau é uma reunião de pessoas com a finalidade de se expressar culturalmente ou artisticamente. Ao promover esses encontros, estamos fortalecendo os pólos culturais de uma localidade. O Sarau desperta através da cultura, a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre elas a partir de outras linguagens.
Veja algumas dicas de como fazer um sarau na sua casa:
1.   Chame os amigos que realmente gostam de literatura. Quem lê esporadicamente pode se entediar com o objetivo do sarau que é a leitura.
2.   Tenha um bom espaço na sua casa para abrir uma "roda". Espalhe cadeiras, bancos e almofadas no chão (puffs são uma boa dica) para que todos possam ficar de frente para o meio da "roda", que é o local onde o leitor da vez fica. Nesse caso, o espaço pode ser um jardim, uma sala de estar ou até mesmo um bar onde os amigos costumam se reunir.
3.   Procure definir um tema do sarau. Por exemplo: faça só de livros de romance ou então de livros de crimes. Colocar temática no sarau pode parecer restritivo, mas fica bem bacana e divertido, afinal, cada participante pode escolher o autor favorito de cada tema.
4.  Defina um horário para terminar, senão, pode ficar cansativo e chato. Assim, todos têm oportunidade de ler e vão dar vez aos outros.
5.  O sarau não pode ser interrompido, pois a leitura é um momento de atenção e divertimento.

Portanto, se for oferecer algo para comer, dê preferência aos petiscos, como amendoim, tábua de frios e outros semelhantes.
Obs.: O sarau precisa ter rotatividade. Se você perceber que há pessoas que ainda não tiveram chance de ler, tome as rédeas da organização e defina uma ordem.


Assista ao vídeo de um sarau: Chellmí - Rimaria



0 comentários:

Postar um comentário