quinta-feira, 12 de maio de 2011

A Biblioteca Pública como local para fazer Sarau

O Manifesto da IFLA/UNESCO para Biblioteca Pública diz que dentre as 12 missões da biblioteca pública listadas estão: “Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas; Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espectáculo; Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural; Apoiar a tradição oral...” e outras.

Uma forma de a biblioteca pública cumprir com estas missões pode ser através do Sarau, já que ele se encaixa em todas essas características.

Ainda de acordo com o Manifesto, a biblioteca pública “fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais” e, portanto este espaço deve ser utilizado pelos diversos tipos de público e livre para que os cidadãos se expressem nas mais variadas formas artísticas.

Mais uma vez o Sarau cabe e deve ser uma Ação Cultural utilizada pelas bibliotecas, já que nele todos os indivíduos podem se expressar nas mais diversas expressões artístico-culturais.

A biblioteca pública é o local propício para a realização de Saraus, é o espaço público que deve ser utilizado pelos indivíduos e pelo coletivo para a construção e troca de conhecimento.

Manifesto da Biblioteca Pública extraído do site da IFLA:
http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm

E para você, a biblioteca pública deve ser espaço para a realização de Saraus ou não, ela deve só oferecer empréstimos de livros? Participe!

5 comentários:

Rogério disse...

Acredito que a biblioteca deve ser um ponto de cultura em todos os sentidos, não só para empréstimos de livros, mas para realização de saraus, exposições, peças de teatro e tudo mais que esteja relacionado à cultura.

Marta Regina disse...

Para mim, a biblioteca pública deve ser um espaço de manifestação e expressão da cultura, o que inclui: saraus, oficinas, shows, fóruns e discussões diversas. Sendo da competência do profissional bibliotecário estimular esta ações na unidade de informação na qual está inserido e desta forma, diminuir a chamada cultura do silêncio tão recorrente em bibliotecas.

Helô disse...

Rogério e Marta, é o que eu também acredito.. Sabemos que a situação de algumas bibliotecas públicas são no mínimo lamentáveis, mas é muito fácil ficarmos naquela de "ó céus, ó vida, ó azar"!! Para mim a figura do bibliotecário atrás do balcão, esperando o usuário está prestes a desaparecer, até porque agora "concorremos" com outras fontes de informação... por isso mesmo a biblioteca não deve ser apenas um lugar para se emprestar livro, deve ser um organismo vivo e em movimento, por parte do bibliotecário e da comunidade, para isso ela precisa de um público e se este público não vem, somos nós que devemos criar mecanismos para atraí-lo...

Carolina disse...

A função das bibliotecas continua a mesma, mas a maneira de fazer a informação chegar ao usuário mudou. A biblioteca deve ir a esse usuário e uma das maneiras é através dessa "cultura do barulho" indo contra essa cultura do silêncio cultuada a anos. Não a nada mais prazeroso como se apropriar de um espaço público para se expressar e desenvolver o intelecto!
Parabéns!

Helô disse...

Carolina, é isso mesmo! Apropriação de espaços, construção de conhecimento para a formação de cidadãos.

Postar um comentário