terça-feira, 31 de maio de 2011

Pessoal, infelizmente venho lhes dar a notícia que menos gostaria: estamos encerrando este blog.
Após a publicação de diversos posts, vimos por este meio encerrar as atividades.

Gostaríamos de agradecer todas as visitas, comentários e votações realizadas ao longo desses meses e esperemos que as informações presentes neste blog vos sirvam como base de pesquisa segura e fidedigna, pois foi esse o intuito da criação dos mesmos.

Resta-nos agradecer o apoio dado por todos os nossos colegas que nos ajudaram na criação de temas que abordamos ao longo deste semestre. Agradecemos também a participação de todos nossos leitores, principalmente àqueles que nos presenteavam com seus comentários. Espero que tudo que aprendemos com esse blog, nossos seguidores tenham gostado e adquirido também que são as informações nele contidas.
Obrigada.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A Biblioteca Pública como local para fazer Sarau

O Manifesto da IFLA/UNESCO para Biblioteca Pública diz que dentre as 12 missões da biblioteca pública listadas estão: “Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas; Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espectáculo; Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural; Apoiar a tradição oral...” e outras.

Uma forma de a biblioteca pública cumprir com estas missões pode ser através do Sarau, já que ele se encaixa em todas essas características.

Ainda de acordo com o Manifesto, a biblioteca pública “fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais” e, portanto este espaço deve ser utilizado pelos diversos tipos de público e livre para que os cidadãos se expressem nas mais variadas formas artísticas.

Mais uma vez o Sarau cabe e deve ser uma Ação Cultural utilizada pelas bibliotecas, já que nele todos os indivíduos podem se expressar nas mais diversas expressões artístico-culturais.

A biblioteca pública é o local propício para a realização de Saraus, é o espaço público que deve ser utilizado pelos indivíduos e pelo coletivo para a construção e troca de conhecimento.

Manifesto da Biblioteca Pública extraído do site da IFLA:
http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm

E para você, a biblioteca pública deve ser espaço para a realização de Saraus ou não, ela deve só oferecer empréstimos de livros? Participe!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biblioteca Comunitária Carlos de Assumpção - Sarau da Brasa

As vezes fico achando que os nossos seguidores ou usuários se enjoam ou se perguntam porque falamos tanto sobre o Sarau da Brasa? A resposta é simples, falamos tanto sobre o Sarau da Brasa pois é onde uma das integrantes do nosso grupo possui acesso, participando de encontros e eventos ligado ao grupo.

Com isso é através das experiências vividas que falaremos um pouquinho da Biblioteca Comunitária Carlos de Assumpção, que foi organizada pelo Coletivo Cultural Poesia na Brasa. 

A biblioteca Comunitária Carlos de Assumpção está localizada no Bar do Carlita, que é onde acontece o sarau. O acervo foi formado em uma parceria dos integrantes do sarau e de membros da comunidade, este acervo fica disponível para toda população do bairro e para aqueles que tiverem o interesse em usar o material que está disponível.

É importante ressaltar que esta biblioteca começou a ser exposta (divulgada) para os usários do sarau em uma mesa de bilhar, hoje a mesma já possui uma estante fixa no bar, seu horário de funcionamento é o mesmo do bar, então sempre que o bar estiver aberto a biblioteca estará funcionando e quando o bar estiver fechado a biblioteca estará fechada. A parte que mais chama a atenção nesta biblioteca é o seu modo de funcionamento, não apenas por seu horário de funcionamento como já foi citado anteriormente, mas também por sua forma de funcionamento veja:

1- Para retirar um livro da biblioteca Carlos de Assumpção o leitor não precisa fazer cadastro prévio;

2- Retirada do material da biblioteca é feita sem nenhuma burocracia, qualquer pessoa que quiser retirar algum livro da biblioteca poderá fazer sem cadastro prévio.

3- Não há prazo para a devolução do material, a pessoa poderá ficar com o livro pelo tempo que ela quiser.


sábado, 7 de maio de 2011

Sarau na TV - Ferréz e Buzo

Como dito no último post, o programa Espaço Aberto Literatura apresentou nesta sexta-feira (07/05) os reis da literatura na periferia Ferréz e Buzo.

Em uma entrevista com os dois, o programa apresenta o universo da literatura, dos livros, dos preconceitos sofridos, das dificuldades enfrentadas e do sucesso.

Dois autores que retratam a realidade da periferia e conseguem, através da publicação independente de seus livros, disseminar algo tão importante: a leitura e a cultura. São verdadeiros mediadores culturais.

A visão que Ferréz tem da elite e da leitura no Brasil é fantástica. Vale a pena assistir.

Vejam esta reportagem em: http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto-literatura/v/periferia-de-sao-paulo-e-reconhecida-como-um-lugar-que-se-faz-literatura/1503264/#/Todos os vídeos/page/1

O que você achou? É possível se fazer literatura na periferia ou Ferréz e Buzo são exceções? Participe!