sábado, 30 de abril de 2011

Sarau na TV

O programa Espaço Aberto Literatura exibido pelo canal de TV fechado Globo News, trouxe nesta sexta-feira (29/04) um especial dedicado aos eventos literários que acontecem em toda a cidade de São Paulo.
Começando pela Avenida Paulista, na Casa das Rosas, onde acontecem Saraus pelo menos duas vezes por mês, segundo Frederico Barbosa, supervisor de Ação Cultural da instituição indo até o Bexiga, no Sarau suburbano, o repórter vai com o taxista e poeta atrás dos eventos que reúnem poetas, poesias e público.


E o melhor, o programa está disponível na íntegra no site: http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto-literatura/v/sao-paulo-oferece-grande-diversidade-de-eventos-literarios/1497485/


Para conhecer muito mais - Blog da Balada Literária: http://baladaliteraria.zip.net/ e Blog do Sarau suburbano: http://www.sarausuburbano.blogspot.com/


O Espaço Aberto Literatura vai ao ar toda sexta-feira às 21h30 na Globo News. O próximo programa também será dedicado aos eventos literários. Ferréz e o Sarau Suburbano.
E você? O que acha destes eventos literários e das opiniões expostas na reportagem? Comente!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vídeo - Sarau dos Mesquiteiros

Apresentação em vídeo, realizado no Sarau dos Mesquiteiros



http://www.youtube.com/watch?v=qaP7YhVApsY

Curta Sarau

SARAU DOS MESQUITEIROS


Esta atividade valoriza a cultura periférica dentro da escola para abrir as portas para a literatura, música, dança, graffiti, e teatro. Dia 30 (sábado), das 18h às 20h30. E.E. Jornalista Francisco Mesquita - Rua Venceslau Guimarães, 581. Próximo da Fábrica - Jd. Verônia/ Ermelino. Matarazzo, Zona Leste. Entrada franca. (11) 9457-6708.




Presença especial do Sarau Poesia na Brasa



Não deixe de participar!

Para saber mais acesse: http://www.mesquiteiros.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Do local para o global

Como vimos o Sarau é uma reunião de pessoas que acontece em determinado local, com apresentação de dança, poesia, musica e outros. E pelos exemplos apresentados de Sarau podemos perceber que eles acontecem em determinada localidade, geralmente na periferia.

Mas como trazer esta cultura que é da periferia (portanto local) para um ambiente mais aberto (global)? De acordo com conceitos apresentados em sala pela professora Tânia, através do blog, proporcionamos aos grupos de Sarau esse rompimento de fronteiras.

Outra maneira, e que atingirá públicos diversos, facetados, é a Virada Cultural. E mais uma vez chamamos a atenção para a apresentação dos grupos de Sarau, e mais ainda, para um palco dedicado exclusivamente para a Cultura da Periferia.

Palco Santa Ifigênia

::Cultura periférica

18h - Sucatas Ambulantes - Maracatu - Nhocuné Soul
21h - Sarau da Cooperifa - Samba da Vela
00h - Sarau do Binho - Gunnar Vargas - Circo Incandescente
03h - Sarau da Brasa - Zinho Trindade e o Quilombo de Solano
06h - Sarau Griots - Noite Clara
09h - Sarau Elo da Corrente - Z´África Brasil
12h - Sarau Pavio da Cultura - Veja Luz
15h - Sarau Suburbano Convicto - Umoja
17h - Preto Soul


Quem for à Virada, utilize este espaço para compartilhar sua experiência!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Faça você mesmo um Sarau

O Sarau é uma reunião de pessoas com a finalidade de se expressar culturalmente ou artisticamente. Ao promover esses encontros, estamos fortalecendo os pólos culturais de uma localidade. O Sarau desperta através da cultura, a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre elas a partir de outras linguagens.
Veja algumas dicas de como fazer um sarau na sua casa:
1.   Chame os amigos que realmente gostam de literatura. Quem lê esporadicamente pode se entediar com o objetivo do sarau que é a leitura.
2.   Tenha um bom espaço na sua casa para abrir uma "roda". Espalhe cadeiras, bancos e almofadas no chão (puffs são uma boa dica) para que todos possam ficar de frente para o meio da "roda", que é o local onde o leitor da vez fica. Nesse caso, o espaço pode ser um jardim, uma sala de estar ou até mesmo um bar onde os amigos costumam se reunir.
3.   Procure definir um tema do sarau. Por exemplo: faça só de livros de romance ou então de livros de crimes. Colocar temática no sarau pode parecer restritivo, mas fica bem bacana e divertido, afinal, cada participante pode escolher o autor favorito de cada tema.
4.  Defina um horário para terminar, senão, pode ficar cansativo e chato. Assim, todos têm oportunidade de ler e vão dar vez aos outros.
5.  O sarau não pode ser interrompido, pois a leitura é um momento de atenção e divertimento.

Portanto, se for oferecer algo para comer, dê preferência aos petiscos, como amendoim, tábua de frios e outros semelhantes.
Obs.: O sarau precisa ter rotatividade. Se você perceber que há pessoas que ainda não tiveram chance de ler, tome as rédeas da organização e defina uma ordem.


Assista ao vídeo de um sarau: Chellmí - Rimaria



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lançamento do livro CATURRA: poesia de Fuzil

O lançamento do livro CATURRA: poesia de Fuzil aconteceu no sábado (26/03/2011) durante o Sarau da Brasa.
O livro é do autor Levi de Souza, conhecido como Fuzil.

Fuzil é morador do Capão Redondo, nasceu em 1976 em São Paulo, trabalhou como manobrista, serralheiro, segurança, vendedor de água e refrigerantes nas portas de estádios e como educador. Escreveu seus primeiros versos em 2000, e em 2007 lançou seu primeiro livro de poesia "Um presente para o Gueto"

Contatos de Fuzil: www.fuzzil.blogspot.com / fuzzil@ig.com.br

No rosto negro da negra
Pude ver estampado o sorriso
Aquela negra mulher
É de fato um paraíso

Quando a vi fiquei encantado
Confesso que apaixonado
Os olhos da negra
Deixaram-me extasidado

Quando vejo a negra passar
Fico bobo, não me controlo
A cadência, seu jeito de olhar
Essa negra eu carrego no colo

Os cabelos negros da negra
A cintura, os lábios carnudos
O perfume, o seu jeito de ser
Essa negra me leva à loucura

Conheci essa negra na rua
Tão linda maravilhosa
Essa begra cor da noite
Faz parte da minha história

Negra igual a essa negra
Confesso que não conhecia
Essa negra é minha princesa
Essa negra é minha alegria.