quinta-feira, 31 de março de 2011

O que é Maracatú?

O maracatú, da forma hoje conhecida, tem suas origens na instituição dos Reis Negros, já conhecida na França e em Espanha, no século XV, e em Portugal, no século XVI. Em Pernambuco, documentos sobre as coroações de soberanos do Congo e de Angola, na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Vila de Santo Antônio do Recife, são conhecidos a partir de 1674.

No Recife a denominação maracatu servia para denominar um ajuntamento de negros. Os cortejos das nações em homenagem aos Reis do Congo passaram a acontecer no carnaval, e eram chamados de maracatus quando era dada uma conotação pejorativa.

A orquestra de um maracatu nação, também chamado de baque virado, é formada tão somente por instrumentos de percussão.
maracatu, PernambucoJá o maracatu de baque solto, segundo a maioria dos pesquisadores, é uma manifestação que une a cultura afro com a indígena. Trata-se de uma manifestação do sobrenatural, em que entidades protetoras são invocadas, em rituais de Umbanda, para que propiciem aos brincantes do Maracatu sucesso nas suas andanças. Assim, a boneca é calçada, isto é, consagrada, batizada com rezas e defumadores e caboclos desfilam atuados, portanto, protegidos pela magia dos cultos à jurema ou semelhantes.
A apresentação se dá num clima de muita agitação, o que parece crescer com as evoluções efetuadas pelos caboclos de lança. Os primeiros a aparecerem na cena do desfile são as figuras sujas: Mateus, Catirina ou catita, burra, babau e caçador, que divertem e fazem "captação de recursos" para si mesmos. Depois deles, os caboclos de lança, formados em duas trincheiras (filas), puxadas pelo mestre de cabocaria, também chamado boca de trincheiras.
Cada trincheira obedece ao comando de um caboclo de frente, que conduz as manobras ordenadas pelo mestre. Esse tipo de maracatu apresenta quatro tipos de cantoria: marcha (sempre de 4 versos), samba curto (4, 5 ou 6 versos, sendo, de 6 o tipo mais comum), samba comprido (geralmente de 10 versos, mas podendo variar para 12, 14, 16,18 ou 20), e ainda o galope (habitualmente de 6 versos).

As personagens que compõem o cortejo são os seguintes:
  1. Porta-estandarte, que leva o estandarte; este contém, basicamente, o nome da agremiação, uma figura que o represente e o ano que foi criada.
  2. Dama do paço, mulher que leva em uma das mãos a CALUNGA (boneca de madeira, ricamente vestida e que simboliza uma entidade ou rainha já morta).
  3. Rei e rainha, as figuras mais importantes do cortejo, e é por sua coroação que tudo é feito.
  4. Vassalo, um escravo que leva o PALIO(guarda-sol que protege os reis).
  5. Figuras da corte: príncipes, ministros, embaixadores, etc.
  6. Damas da corte, senhoras ricas que não possuem título nobiliárquicos.
  7. Yabás, mais conhecidas como baianas, que são escravas.
  8. Batuqueiros, que animam o cortejo, tocando vários instrumentos, como caixas de guerra, alfaias(tambores), gonguê, xequerês, maracás, etc.
Fotos:

Maracatú no Sarau

Em visita ao Museu Afro-Brasileiro descobrimos que o Maracatú é uma festa de resistência da Cultura Africana, e que ela acontece em forma de cortejo ao rei e a rainha, sempre com muita música e dança sempre no ritmo africano.

A festa do Maracatú também acontecia em cerimônias de coroação de reis e rainhas.

É importante ressaltar que no Brasil o Maracatú é uma festa que mistura culturas indígenas, africanas e européias.

No Ano de 2010 ocorreu no Sarau da Brasa uma apresentação de Maracatú para comemorar os 2 anos de existência do Sarau, esta apresentação foi feita pela Comunidade Cultural Quilombaque.

Se o Maracatú é uma festa com raízes africanas, e foi ate promovida em um SARAU, por que não realizá-la também no espaço do museu??

Para conhecer a Comunidade Cultural Quilombaque acesse: http://comunidadequilombaque.blogspot.com/

Para saber mais sobre o Sarau da Brasa acesse: http://brasasarau.blogspot.com/

Como a Cultura Afro-Brasileira se manifesta através do SARAU?

Sabemos que o SARAU é um espaço onde "todos" os presentes podem apresentar suas expressões sem se importar com a forma ou conceitos de cultura já existentes.

Os SARAUS são ocasiões propícias para a difusão da cultura afro-brasileira deixando seus preconceitos e estigmas de lado e apresentando as riquezas e influências das músicas, da poesia, da dança, das festas religiosas, das representações teatrais, dos costumes (vestimentas, adereços, culinária, visual, etc.) da cultura afro-brasileira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sarau da Brasa faz festa de Lançamento de Livro

Sábado 26/03/2011 foi lançado no Sarau da Brasa o livro CATURRA: poesia de Fuzil.

Fuzil este que não mata, Declama Poesia!

O livro é do autor Levi de Souza, conhecido como Fuzil, Fuzil é morador do Capão Redondo, nasceu em 1976 em São Paulo, ele trabalhou como manobrista, serralheiro, segurança, vendedor de água e refrigerantes nas portas de estádios e como educador, escreveu seus primeiros versos em 2000, em 2007 lançou seu primeiro livro de poesia "Um presente para o Gueto".

Contatos de Fuzil: www.fuzzil.blogspot.com / fuzzil@ig.com.br

No rosto negro da negra
Pude ver estampado o sorriso
Aquela negra mulher
É de fato um paraíso

Quando a vi fiquei encantado
Confesso que apaixonado
Os olhos da negra
Deixaram-me extasidado

Quando vejo a negra passar
Fico bobo, não me controlo
A cadência, seu jeito de olhar
Essa negra eu carrego no colo

Os cabelos negros da negra
A cintura, os lábios carnudos
O perfume, o seu jeito de ser
Essa negra me leva à loucura

Conheci essa negra na rua
Tão linda maravilhosa
Essa begra cor da noite
Faz parte da minha história

Negra igual a essa negra
Confesso que não conhecia
Essa negra é minha princesa
Essa negra é minha alegria.

Curta Sarau na Virada Cultural

A Virada Cultural da cidade de São Paulo acontece nos dias 16 e 17 de abril, e você sabia que neste ano a Virada terá um palco voltado exclusivamente para a Cultura Periférica?
As atrações se concentrarão no Palco Santa Ifigênia. Nele acontecerão apresentações musicais, circenses, teatrais e ainda alguns grupos de SARAUS que se reunirão para mostrar seus trabalhos e suas poesias.
Parabéns aos Grupos que farão parte deste evento, essa é uma vitória dentre as tantas batalhas que vocês ainda terão que enfrentar para estabelecer o movimento do SARAU, o qual deve ser encarado como uma realidade que está ai para incomodar os que não querem ser incomodados, deixando assim a Cultura Periférica em constante evidência e mostrando a todos que a Periferia também sabe se expressar!!!!

Palco Santa Ifigênia
::Cultura periférica
18h - Sucatas Ambulantes - Maracatu - Nhocuné Soul
21h - Sarau da Cooperifa - Samba da Vela
00h - Sarau do Binho - Gunnar Vargas - Circo Incandescente
03h - Sarau da Brasa - Zinho Trindade e o Quilombo de Solano
06h - Sarau Griots - Noite Clara
09h - Sarau Elo da Corrente - Z´África Brasil
12h - Sarau Pavio da Cultura - Veja Luz
15h - Sarau Suburbano Convicto - Umoja
17h - Preto Soul

Além de ter um palco com vários grupos de SARAU, durante a Virada a Biblioteca Municipal Mário de Andrade também irá promover um SARAU.

Biblioteca Mário de Andrade
::feira de livros - karaokê literário
19h10 - Maratona de Escritores
01h10 - Priscila Lavorato e Thadeu Romano
03h10 - Sarau Literário
09h15 - Encerramento com a Maratona de Escritores.

Para ver a programação completa acesse:

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2011/03/25/veja-aqui-a-programacao-completa-da-7-virada-cultural.jhtm

Visite também o site oficial da Virada:

http://viradacultural.org/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Entrevista

Esta é uma entrevista que foi realizada no dia 20/03/2011, com o Chellmí integrante do Coletivo Cultural Poesia na Brasa. Um grupo de amigos que se reuniram para criar uma manifestação cultural desenvolvida no bairro de Vila Brasilândia, esta manifestação é representada através de um SARAU que acontece quinzenalmente em um bar do Bairro.


1.       O que é o Coletivo?
O Coletivo Cultural Poesia na Brasa é um coletivo que se preocupa em expandir a arte da periferia para a periferia.
2.      Quantas pessoa fazem parte do Coletivo Cultural Poesia na Brasa?
O Coletivo é composto por 6 pessoas.
3.      Há quanto tempo o SARAU acontece?
Os encontros são realizados 1 sábado sim e um não no bar do Carlita, localizado na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, desde julho de 2008, quando iniciamos nossas atividades como um Coletivo Cultural.
4.      O Coletivo só atua no Bairro de Vila Brasilândia?
Não, ao longo destes quase 3 anos de existência pudemos contribuir com nossa literatura espalhando-a em locais remotos da cidade de São Paulo e também em outros Estados do país tais como: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
5.      Por que o Coletivo escolheu o Bairro de Vila Brasilândia para desenvolver seus trabalhos?
Primeiramente porque todos os integrantes do Coletivo Cultural Poesia na Brasa são moradores do bairro e os mesmos sentindo a necessidade de difundir expressões artísticas dos moradores bairro e região resolveram se unir para organizar o SARAU, encontros que trazem não somente escritores mas também outras vertentes artísticas como a dança, o teatro, a música, dentre outros, espaço este que proporciona momentos de reflexão sobre a arte produzida na periferia lembrando sempre que o Coletivo Cultural Poesia na Brasa não tem o papel de levar cultura a ninguém e sim instigar a cultura já existente no bairro para que possa ser partilhada e reconhecida pelo maior número de pessoas possível.
6.      Quem frequenta o Sarau da Brasa?
O Sarau na Brasa é um espaço aberto para todos os públicos porém, a maior parte dos frequentadores vem das regiões periféricas de São Paulo como por exemplo Cidade Ademar, Diadema, Cangaíba, Campo Limpo, Pirituba, Capão Redondo, Perus, entre outros. E com menor frequência aparecem moradores da região central.
7.      O Coletivo desenvolve outras atividades além de seus encontros semanais?
Sim, fazemos saraus em escolas, na Fundação Casa, Abrigos, UBS (Unidade Básica de Saúde), além de participar de encontros relacionados a literatura, questões do negro na sociedade e questões de gênero.
8.     O Coletivo Poesia na Brasa atua isoladamente?
Não, existe um movimento literário na periferia paulistana com contribuição de vários agentes para o mesmo com isso o Sarau da Brasa não se isola muito pelo contrário faz inúmeras parcerias com outros saraus e instituições culturais independentes como, por exemplo, o Projeto Espremedor, CICAS, Comunidade Cultural Quilombaque, Sarau Elo da Corrente, Sarau da Ademar dentre outros.
9.      O Sarau Poesia na Brasa possui algum recurso financeiro para realizar suas atividades?
Atualmente não, mas fomos contemplados nos anos de 2009 e 2010 com o edital do programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) que nos proporcionou a realização de 8 obras literárias escritas por moradores do bairro e frequentadores do sarau, o coletivo cultural nunca usufruiu de grandes finanças, ou seja, sempre e  sempre será um ponto de resistência na Brasilândia e na sociedade, uma vez que as políticas públicas não se atentam em valorizar nossa cultura periférica em suas mais diversificadas linguagens.
10.  O Coletivo Cultural Poesia na Brasa encontrou alguma dificuldade para desenvolver seus trabalhos no bairro?
Sim, encontramos até hoje não é fácil falar de literatura num bairro onde aspectos negativos se naturalizaram, aspectos estes como violência, miséria e injustiça muito menos quando falamos de literatura dentro de um bar pois muitas vezes conseguimos dialogar com pessoas do outro lado da cidade e nossos vizinhos não sabem e tampouco procuram saber sobre este espaço de reflexão na Brasilândia.
11.   Por que o Sarau é realizado dentro de um bar?
Porque o bar é um local onde qualquer pessoa pode entrar sem nenhum impedimento e também por ser um local onde se concentra um número relevante de pessoas que ficam muitas vezes invisíveis a sociedade exemplo os alcoólatras, optamos por esse local para realizar nossas atividades, entendemos que são em espaços como estes que nossa palavra, que nossa escrita, que nossas manifestações devem chegar. Seria muito cômodo agendarmos um horário em algum centro cultural ou alguma escola para realizarmos o sarau mas, sentimos a necessidade de atuar no olho do furacão deixando bem claro que em São Paulo existem locais menos turbulentos que um bar da periferia, ou seja, as pessoas tem total liberdade de frequentarem qualquer lugar que quiserem, assim como temos total liberdade de fazermos nosso sarau onde ele é feito e assim continuará feito.

Para saber mais sobre o Chellmí acesse: http://chellmisp.blogspot.com/

Para saber mais sobre o SARAU da BRASA acesse: http://brasasarau.blogspot.com/

segunda-feira, 21 de março de 2011

Curta Sarau


Nome
Data / Local
Contato
SARAU POESIA NA BRASA
26/03/2011 -  a partir das 19h. Bar do Carlita – Rua Professor Viveiros Raposo, 534 (em frente da escola E.E. João Solimeo). Brasilândia. Zona Norte. Entrada franca
Tel: (11) 9169- 9690.
http://brasasarau.blogspot.com
SARAU PALMARINO
26/03/2011 - a partir das 20h. Rua Campos Sales, 12. Presidente Kennedy. Embu das Artes.
(11) 9840-7244 c/ Juninho/ 7656- 8193 c/ Rodrigo.
www.circulopalmarino.org.br
SARAU VILA FUNDÃO
Todas as quintas-feiras, 20h. Rua Glenn, s/n. Travessa da Av. Sabim. Próximo da Estação de Metro Capão Redondo. Capão
Redondo, Zona Sul
(11) 5821-8401/ 6440- 1960 c/ Fernando Santista

SARAU DO BINHO
Todas as segundas-feiras, a partir das 21h. Bar do Binho – Rua Dr. Avelino Lemos Jr., 60. Campo Limpo, Zona Sul.
(11) 5844-4535/ 3535- 6463/8022-6706
http://saraudobinho.blogspot.com
SARAU DOS MESQUITEIROS
26/03/2011 - das 18h às 20h30. E.E. Jornalista Francisco Mesquita - Rua Venceslau Guimarães, 581. Próximo da Fábrica - Jd. Verônia / Ermelino. Matarazzo, Zona Leste.
(11) 9457-6708
www.mesquiteiros.blogspot.com
SARAU RAP
31/03/2011 – Ação Educativa
Recital com MC’s, projeto coordenado por Sergio Vaz.Dia 31 (quinta-feira), 19h30




Referências:
http://www.acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia/literatura.html

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mas afinal, o que é Sarau????

Antes de iniciarmos nossos trabalhos precisamos definir Sarau. De acordo com o Dicionário Eletrônico Aurélio, Sarau é:

1.Festa noturna, em casa particular, clube ou teatro.
2.Concerto musical noturno.
3.Festa literária noturna, especialmente em casas particulares.


Já de acordo com a Enciclopédia Virtual Wikipédia,

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas.

Na internet encontramos o Sarau eletrônico, sites e blogs que agregam resenhas, poemas e dicas de livros, principalmente. Um deste exemplos é desenvolvido pelo sistema de bibliotecas da Universidade Regional de Blumenau. Há iniciativas semelhantes no Twitter e no Orkut.

Portanto, Sarau é um encontro, uma festa de interação, onde as artes (música, literatura, cinema) se encontram através da declamação de poemas, exibição de filmes, cantos, e outras manifestações artísticas. Na internet, não deixa de ser um espaço de interação, onde há contribuição de autores, leitores, ouvintes e espectadores.

Referências:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau>

Veja como é um Sarau eletrônico em: <http://www.bc.furb.br/sarauEletronico/index.php>.

Mais sobre sarau em: http://sarauliterario.wordpress.com/ .

E então, para você, o que é Sarau? Participe!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Blogs de Sarau

Não deixem de visitar alguns blogs que trabalham com o tema Sarau:


http://brasasarau.blogspot.com/


http://saraudobecodospoetas.blogspot.com/


http://elo-da-corrente.blogspot.com/


http://sarau.blog.terra.com.br/


Tem algum blog ou site interessante sobre Sarau? Deixe o endereço nos comentários.

domingo, 6 de março de 2011

Apresentando o blog

Este blog foi criado na disciplina de Editoração Eletrônica para aplicar os conceitos apreendidos nas aulas de Editoração e de Ação Cultural. Ele terá atualizações 2 vezes por semana, durante 10 semanas, tempo para cumprir as atividades exigidas para avaliação nas duas disciplinas.
Apresentaremos a definição de Sarau, bem como os seus desdobramentos e sua criação. Ilustraremos esse blog com fotos, vídeos e o que acharmos necessário para mostrar a relevância desta importante manifestação cultural.